sexta-feira, 4 de abril de 2008

Firenze - Duomo


Duomo: A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral, ou Duomo, de Firenze. Famosa por seu monumental domo (ou cúpula), obra do arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira fase renascentista italiana, considerada de fundamenal na importância da História da Arquitetura. É também um registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV Seu nome parecese se referir ao Lilum símbolo de Florença, mas, documentos do Século XV informam que “flor”, no caso, se refere na verdade a Cristo.
Em 1293, durante a República Florentina, Mino de Cantoribus sugeriu a construção de uma catedral, de forma que "a indústria e o poder do homem não pudessem inventar ou mesmo tentar nada maior ou mais belo", e estava preparado para finaciar a construção. Entretanto, esperava-se que a população contribuísse, e todos os testamentos passaram a incluir uma cláusula de contribuição para as obras. O projeto foi confiado a Arnolfo em   1294 e ele cerimoniosamente lançou a pedra fundamental em 8 de setembro de 1296
A famosa cúpula da catedral do Duomo de Firenzi, foi construída em 1434, por Brunelleschi, e foi e foi a primeira de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a  antiguidade. A cosntrução, pode ser considerada um dos maiores empreendimentos do Renascimento.É a expressão de uma nova mentalidade, que colocava o homem com suas habilidades no centro do mundo, e também, do renascimento da cultura, depois de séculos de escuridão da Idade Média.


Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

Blog da Bravinha Copyright © Bravinha