sexta-feira, 4 de abril de 2008

Firenze - Palazzo Pitti





Grande palácio renascentista de Firenze. Está situado na margem direita do Rio Arno, próximo a Ponte Vecchio. O aspecto atual do palácio, data do século XVII, tendo sido originariamente de 1458 projetado por Brunelleschi, como residência urbana de Luca Pitti, um banqueiro fiorentino. Foi comprado em 1539 pela Família Médici, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscâna. Já alojou importantes famílias além dos Médici, como os Lorena, os Bourbon, os Bonaparte e os Sabóia.
Agressivo, este palácio criou um novo estilo renascentista. O Palácio Pitti, como protótipo do estilo renascentista, prescinde, da torre defensiva, típica nas casas senhoriais da Idade Média. Para proteger a mansão, Brunelleschi se inspira na arquitetura romana, com paredes muito grossas e janelas pequenas muito altas. Deste modo, Brunelleschi cria um palácio robusto, moderno e agressivo.
Foi ampliado no século XVI (de 1557 a 1566) por Bartolomeo Ammannati que, a mando de Dona Leonor de Toledo, esposa do conde Cosmo de Médici, converteu um palácio inacabado num complexo palácio dividido em três alas. Porém, na primeira metade do século XVII, Giulio e Afonso Parigi encarregaram-se de ampliar o palácio novamente, mas desta vez, somente na parte da frente. Esta foi também a última ampliação do palácio.
No século XIX, o palácio foi usado como base militar por Napoleão I, e em seguida serviu como residência oficial dos reis da Itália. No início do século XX, o Palazzo Pitti, juntamente com o seu conteúdo, foi doado ao povo italiano por Vítorio Emanuel III. Hoje, mantém-se como museu público, mas as suas coleções iniciais foram ampliadas.
Visita virtural:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

Blog da Bravinha Copyright © Bravinha