quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

História das PPG's:

Whopass 150X130Em 1992, Craig McCracken ainda estudava na Califórnia Arts Institute, quando criou o piloto das “Meninas Superpoderosas”.
Nesse piloto - “Whoopass Stew! - A Sticky Situation (1992), ao invés do Elemento X, as meninas surgem a partir de uma lata de “Whoopass” ( que na gíria em inglês, significa literalmente, “chute na bunda”).
Repare como os traços do desenho das meninas eram diferentes, mais altas e mais magrinhas, com os olhos menos arredondados, cores mais escuras, Townsville mais "sombria", e no Professor Utonium  se parecendo com o Dexter "grandinho"! Não deixe de ouvir a voz do narrador, que é a do próprio McCracken! Nada nesse piloto levava a acreditar que a série se tornaria um dos maiores fenômenos de merchandising da história! Clique na Docinho para assisitir!
Meats Fuzzy 150X130 Em 1993, Craig começou a trabalhar no Cartoon Network (então Hanna Barbera)  dirigindo a série 2 Stupid Dogs (que ficou no ar por apenas um ano), e  também na direção de arte do desenho “Laboratório Dexter”.
Mesmo sem muito apoio,  continuou a produzir curtas das "Whopass Girls" com a esperança de que os executivos aprovassem a produção de um piloto. Mas a resistência era muita...Violento e com uma linguagem pesada, as "Whoopass" precisaram sofrer uma “reforma geral” para que pudessem aparecer em  dois curtas apenas para o especial What’s a Cartoon! Show! Com as devidas modificações (a começar pelo título),  foi ao ar em 1995: Meat Fuzzy Lumkins. Clique no Fuzzy para assistir, e repare no prefeito totalmente irreconhecível!
Crime150X130 Só um ano mais tarde, em 1996 um novo especial das “Powerpuff Girls” foi ao ar com Crime 101! Clique nos Amebas Boys para assistir!
O sucesso foi tão grande que a Hanna Barbera “fechou os olhos” e permitiu que Craig McCracken iniciasse a produção da série original com 78 episódios, mesmo que com pouquíssimos investimentos (os episódios foram desenhados a mão, e filmados na Coréia do Sul), as meninas Super Poderosas estrearam na TV em 18 de novembro de 1998...

Assista aos episódios de estréia! Clique na Sedusa para assistir Mommy Forest e no Macaco Louco para assistir Monkey See Dog Doo
 Monkey see150X130 Moomy150X130 
Essa estréia foi a maior audiência na história do Cartoon Network, batendo todos os programas exibidos no mesmo horário, e abrangendo todos os perfis de público (de crianças a adultos).


Já no no ano seguinte (1999), com a série  indicada a seu primeiro Emmy  pelo episódio Booble Vicius,  (Clique na Lindinha para assisitir) e exibida no horário nobre, teve início a “febre” do merchandising,  onde se vendia de tudo com a marca das agora “Meninas Super Famosas”.
Em 2001 Craig McCracken disse: “eu acreditei que haveria a venda de algumas camisetas ou brinquedos, mas nunca imaginei que a coisa chegasse nesse ponto”...
Este sucesso, tão absoluto, responsável pela receita de MM de US$ e a  consolidação de uma canal de televisão, pode ser explicado entre outros motivos, pela “marca registrada” dos episódios, contando sempre com uma visão bem-humorada do super-herói tradicional,  através da “figura” de três meninas que lidavam ao mesmo com monstros e vilões gigantes, e com os problemas normais da sua idade (6 anos) como fazer xixi na cama, ter medo do escuro, ou a “dependência” do seu cobertorzinho,  e também às referencias a cultura pop (anos 50/60/70/80/90), quem não se lembra por exemplo do episódio "Meet The Beat Alls",  baseado na história dos Beatles terminando com a famosa frase da Florzinha “ahhhh... deixa pra lá! é só mais uma banda antiga e idiota” Foi esse tipo de nuance que atingiu em cheio o público de todas as idades.

Outro fator de sucesso da série, foi o tom minimalista dos traços nos desenhos. Nesse ponto é importante destacar, que era “moda” ou conceito na época, a produção de animações com traços elaborados, visuais espalhafatosos e futuristas. Não se sabe ao certo, se por poucos recursos ou por puro talento,  McCracken, imprimiu a cada uma das meninas uma personalidade  única e exclusiva, apesar de terem absolutamente o mesmo traço se diferenciando apenas pelo cabelo, cor dos olhos e das roupas. 
Esse visual moderno, com personalidade marcante, associado  a um cenário “universal” (Townsville faz referencias a Paris, Tóquio, New York e muitas outras cidades), fez com que e que As Meninas Superpoderosas  se tornassem, mais do que um fenômeno mercadológico, em “uma das  poucas criações norte-americana, em que a cultura pop é alegre,  e ao mesmo tempo artisticamente refinada", disse o crítico de cinema Bob Longino.
No período que esteve no ar, (1999 a 2005), a serie foi vencedora de 4 Emmy's (sendo que dois deles na categoria de “melhor desenho animado do ano” e teve outras 11 indicações, incluindo, direção, roteiro, som, etc..

Será que as elas voltam? 
Com a palavra Buttercup:
Yes... I’m a whopass girl”

buffona com nome Fonte Wikipédia/ Imdb/  Cartoon Network/Outros

1 Comentário

Unknown on 19 dezembro, 2009 disse...

AmuUUUU muitOO tdO akiii !!!
Felizzzzz Natal !!!
Smackkkkk !!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

Blog da Bravinha Copyright © Bravinha